quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Da cozinha da Ana: lentilha para o Ano Novo


Um dos mais antigos alimentos do homem, a lentilha é sempre lembrada na virada do Ano Novo, como ingrediente fundamental para começar um novo ciclo com muita fartura. E isso não é "tendência" ou modismo dos dias atuais não. Em sua história, a lentilha traz registros de sementes pequenas encontradas entre 8.000 a 7.500 a.C., no norte da Síria.Associada à prosperidade, a lentilha começou a ser cultivada junto com o trigo, outro alimento que remete à uma vida próspera, e a cevada, no Oriente. 

Como lembra o site da Embrapa, só a bíblia faz referência à lentilha por três vezes, como prato de alto valor nutritivo e religioso.Sigo o budismo, e no altar costumo colocar uma tacinha de arroz, água, lavanda e outras especiarias que lembrem coisas boas. E por via das dúvidas, vou colocar umas lentilhas não só no altar, em homenagem ao Buddha, mas no prato!

Com ajuda desta receitinha super prática da chef Ana Roldão, que ainda leva canela, especiaria deliciosa, a virada fica ainda mais doce, que tal?

Lentilhas com Canela
Ingredientes
500gr de lentilha
50gr de bacon
01 cebola média
01 colher de sopa de manteiga
Sal, pimenta e canela a gosto
Modo de preparo
1 - Refogar a cebola e o bacon na manteiga;
2 - Junte a lentilha, coloque água em quantidade suficiente e tempere com sal e pimenta;
3 - Deixe cozinhar ao dente;
4 - Escorra a lentilha, polvilhe a canela e sirva em seguida.

FELIZ 2010!
E muito, muito, muito obrigada 2009! 

Imagem: Fotos da GettyImagens.com;

Nenhum comentário:

Postar um comentário