domingo, 14 de fevereiro de 2010

Sweet day

  Já são quase meia-noite, mas não poderia chegar em casa hoje e não desejar a todo mundo um lindo (finalzinho de) Valentine´s day! Apesar da comemoração do amor no dia  14 de fevereiro ser muito mais comum lá fora do que aqui no Brasil (onde celebramos no dia 12 de junho), o ColherdeChá registra sua admiração ao lendário São Valentim, o santo do amor e da família. Diferente daqui, lá as declarações são oferecidas não só à pessoa amada, mas aos familiares e todos a quem amamos.
 
Explica-se: diz a lenda que o imperador romano Cláudius II estava mais interessado nas guerras do que na vida em família e se convenceu de que os solteiros, sem esposas nem filhos, eram melhores soldados do que os casados, porque não teriam nada a perder no campo de batalha. E Claudius II foi tão longe nesta crença que no ano 269d.c. ditou uma lei proibindo o casamento(!). Foi aí que São Valentim fez jus ao nome e desafiou o imperador, celebrando matrimônios em segredo e defendendo o amor construído em família. Até ser descoberto, preso e executado.
  
  
Foi então que, em homenagem a ele, as diversas famílias que puderam nascer dos casamentos celebrados por  ele passaram a homenageá-lo com demonstrações de amor às pessoas que amavam no dia de seu aniversário. 
  
Por isso, em diversos países europeus - e os ingleses levaram esta crença aos EUA-, as pessoas celebram o amor de diferentes maneiras, dentro de suas culturas. Na Itália, fazem um grande banquete. Na Dinamarca, mandam flores prensadas umas às outras, chamadas "flocos de neve". Nos EUA, produzem cartões artesanais ou álbum de fotos que narram a história da família e na Inglaterra, crianças recebem docinhos de seus pais.

 
Imagens: Better Homes & Gardens

3 comentários:

  1. Já conhecia a lenda, Manu. De qualquer forma, adorei ler. Que graça lembrar do Valentine's Day! O post está mesmo um mimo. Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Que legal Manu...não sabia da história não e achei muito linda!!

    Bjux!

    ResponderExcluir
  3. Estou amando a sua colher de chá!
    Muito sucesso para colher de chá e todos seus projetos!
    Beijo grande da sua Vó, a Laís está aqui do meu lado! A vovó nunca está só!

    ResponderExcluir