sexta-feira, 14 de maio de 2010

Como tirar aquele cheirinho de mofo?

O frio está chegando...  E a gente já começa a tirar do armário nossos queridos e elegantíssimos casacos, cachecóis, luvas, gorros, cobertores e edredons.. Aqueles mesmos que, provavelmente, foram  usados pela última vez em julho ou agosto do ano passado, né? Então, nada mais normal do que nos depararmos com aquele chatíssimo ‘cheirinho de mofo' que costuma impregnar nos tecidos, certo? Por isso, a consultora Heloisa Sundfeld, da Help Personal Assistant, nos dá uma luz! Vamos às dicas dela!
  • A principal dica para evitar o acúmulo de ácaros que, além do mau cheiro, podem provocar reações alérgicas fortes, é tirar as peças do armário todos os meses e colocá-las no sol por alguns minutos. 
  • Antes de guardar, deixe a peça em lugar bem ventilado, durante pelo menos uma hora, para que ela esfrie antes de ir para o armário e verifique sempre a ventilação do guarda-roupas. Quanto maior ventilação nos armários, menos chances das peças mofarem. 
  • Para o bolor, a dica é umedecer o local com água e água oxigenada 10 volumes e colocar a peça para quarar ao sol. Já para o mofo, em tecido branco ou de cor resistente, mergulhe e deixe um pouco na água com cândida diluída. Em tecido de cor, umedeça com suco de limão. Em tecido sintético ou seda, molhe num banho de leite.
  • Já para manter a qualidade das roupas de frio, a consultora explica que peças de inverno, como casacos, saias e calças de lã devem ser lavadas em lavanderias especializadas. "É sempre necessário verificar as instruções para lavar. Quando as peças puderem ser lavadas na água, elas devem ser lavadas de preferência à mão. Se a opção for lavar na máquina, as peças devem ser colocadas dentro de saquinhos especiais e só então podem ser colocadas na lavadora. Peças de lã não devem ser secas em secadora",orienta.

3 comentários: