quarta-feira, 7 de julho de 2010

Chá de bebê: parto normal

Muita gente não gosta nem de pensar na ideia de ter um filho por meio de um parto normal. O que soa estranho. Afinal, como o nome diz, trata-se de uma experiência normal. Infelizmente normal não significa comum, pelo menos não aqui no Brasil, onde a média de cesárianas chega a 95% nos hospitais particulares. A questão é que muita ignorância envolve esta opção pela intervenção cirúrgica. Muitas mulheres acreditam que a dor seria insurportável, outras já têm certeza de antemão que não terão abertura suficiente, porque suas mães não tiveram. 

O que a gente parece esquecer é que o corpo de toda mulher grávida passa 9 meses se preparando para dar à luz pelas vias naturais. O osso da nossa bacia muda de lugar e abre passagem para o bebê, sempre. Se a mulher relaxar durante as contrações (em lugar de fazer força antes da hora, o que pode dar problemas e aí sim obrigar a uma cesária), o cólo do seu útero chega facilmente a 10 cm de abertura e aí então é chegado o momento de fazer força e ajudar o pequeno filhote a fazer o seu percurso natural, para o qual ele já preparado.

Para tentar abrir este diálogo e trocar informações sobre o parto normal, gostaria de começar a partir de hoje uma série de posts sobre o assunto, uma vez que este é um tema que se tornou prioridade em minha vida e têm me feito pesquisar bastante.
Para começar de um jeito bem leve e sutil, lanço mão desta entrevista concedida pela modelo Gisele Bundchen na qual ela conta a experiência de ter tido seu bebê em casa, sem anestesia e sem dor. Vamos assistir?


Crédito das imagens:
Foto: Vogue
Vídeo: TV Globo/ Fantástico

Nenhum comentário:

Postar um comentário