segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Um jantar no castelo

Na noite do último sábado, tivemos a honra de estar entre os 20 convidados do cônsul geral alemão residente no Rio de Janeiro, Dr. Michael Worbs, para um jantar de apresentação da gastronomia contemporânea germânica. A noite foi regida pelo jovem chef Simon Tress, 27 anos, descendente de uma família que mantêm restaurante badalado em Stuttgart.


O que mais achei bacana - depois do cardápio, da simpatia dos anfitrões, e, especialmente, da curiosidade saciada em conhecer por dentro o lindo castelo de Santa Teresa onde o cônsul reside - foi ver que o menu foi todo realizado com ingredientes orgânicos. Simon, que já chefiou cozinhas de vários dos melhores hotéis na Alemanha - como o Vier Jahreszeiten, em Schluchsee, Traub Tonbach, em Baiersbronn, Harald Wohlfahrt Palazzo, em Hamburgo e Bio-Hotel Rose, em Ehestetten - tem uma grande preocupação com a saúde e, por isso, o cardápio estava suave, delicioso e saudável. 
Salmão com Balsâmico e Curry-Aioli (molho de alho e azeite)
Simon é considerado embaixador gastronômico da Alemanha. Por aqui, já passou por cinco cidades, e contabiliza passagens por Nova Deli e Mumbai, na Índia. Isso porque o menu dele de fato surpreende aqueles que pensam encontrar salsichas com mostardas e cervejas maravilhosas no seu cardápio. Adepto das experimentações contemporâneas, ele apresentou como parte do prato principal um strudel de... abóbora japonesa!



Strudel de abóbora vermelha japonesa - Hokkaido

Um comentário: