sexta-feira, 29 de julho de 2011

Diário de mãe: fim da amamentação exclusiva

Antonio faz 6 meses hoje e estou especialmente feliz! Completamos uma fase importante. Neste tempo todo, Antonio só tomou leite materno. E a saúde dele comprova o quanto a amamentação exclusiva até os seis meses é crucial para a felicidade geral da família.  

Agora é o início de uma nova etapa, Antonio vai conhecer as comidinhas produzidas pela natureza: banana, mamão, leguminhos. Um novo mundo a explorar, novos sabores, texturas, cheiros! E o mamá continuará, claro. Mas agora em um processo mais libertário nesta simbiose. Foi cansativo? Muito. Não poder sair de perto do neném nem para fazer as unhas no salão não é facil. Entendo todas as mães que por algum motivo precisaram desistir no meio do caminho. E entendo especialmente porque de fato é uma maluquice isso de ser mãe em tempo integral. 

A vida nos vira do avesso. Somos reviradas por nós mesmas, pelo cansaço, pelo amor incondicional, pela nova configuração familiar... E pela sociedade que acha que a mulher enquanto cria um novo ser não está sendo produtiva. Existe algo mais produtivo do que gerar uma vida? Pois posso afirmar com toda confiança que nunca fui tão ativa na vida. E nem tão feliz. :)

2 comentários:

  1. Lindo, Manu! Aproveite a nova fase de descobertas do filhote. Você verá os alimentos com novos olhos. É uma delícia!
    Beijo,
    Renata Correa

    ResponderExcluir
  2. Que lindo Manuela. Faço minhas as suas palavras. Haja produtividade e amor. Acho que é a fase mais intensa de minha vida e olha que essa característica é o sentido da nossa existência. Legal compartilhar essa experiência.
    Beijos carinhosos. Marina, Guilherme e Bernardo.

    ResponderExcluir