quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Como tudo começou





Como muitas amigas estão se preparando para casar, algumas me pediram para começar o blog falando um pouco do meu próprio casamento, com dicas e um pequeno roteirinho de como foi fazer esta produção - que não precisa ser cara nem cheia de luxo, mas apenas coerente com o estilo dos noivos.

Bom, vamos lá então! Como muitos sabem, fomos nós mesmos quem produzimos tudo (com ajuda da minha sogra Morgana e de mais uma série de mulheres mágicas).

Mas tivemos ainda uma ajuda virtual. O site www.theknot.com, uma especie de facebook de noivas, no qual é possível criar um perfil e programar desde a lista de convidados e presentes até um check list diário do que tem que ser feito - que chega em sua caixa de emails periodicamente - fazendo contagem regressiva, ainda por cima. Além disso, o site tem uma infinidade de fotos de todos os detalhes do casamento, para você se inspirar. Eu fiquei viciada nele...

Uma das primeiras coisas a fazer é decidir a locação e as cores da festa. Tudo na decoração virá a partir desta definição. Como
Rafa e eu queríamos uma cerimônia budista, de manhã, optamos pelas cores presentes nos templos budistas, como laranjas, amarelos e tons de terra, contrastando com o verde do lugar e o branco dos detalhes.

Para colocar esta idéia em prática, contamos com as consultorias de nossas ótimas mães. Morgana coordenou a decoração, enquanto a estilista Alzira Andrade, minha mamy, convocou minha irmã e também estilista, Morena Andrade, para assinarem juntas o vestido de noiva e as roupas das daminhas e pajens. E arrasaram!



Um capítulo à parte, aliás, a locação foi um presente da linda linda linda amiga e madrinha, que ofereceu o grande jardim de sua casa para servir de cenário para esta festa.




A tenda era necessária, mas não queríamos uma tenda de plástico branca, destoando da nossa proposta verde. Foi quando a arquiteta Virginia Palhano idealizou, junto com o designer Fábio Costa, uma tenda de bambu com teto translúcido. Foram 3 semanas para colocá-la de pé. Até eu ajudei a montar! Quem quiser o telefone do Fábio é só me pedir que eu passo. Ele arrasa! E digo mais: sai até mais barato.

No cardápio, assinado pela banqueteira e historiadora gastronômica Ana Roldão, tivemos o cuidado em ter pratos vegetarianos e opções leves: brunch com muitos pães da confeitaria Beira Mar, docinhos de compota da tia Valéria Bastos e, no lugar dos bem-casados, Pastéis de Santa Clara, trazidos de Salvador. Fizeram sucesso.

Da capital bahiana, cidade da família do Rafa, também vieram cabaças e cumbuquinhas de barro, que serviram de pratos originais para o buffet volante. "As mini porções estão em alta por serem mais dinâmicas e possibilitarem que as pessoas circulem mais, além disso, é uma opção que permite uma variação maior no cardápio", orienta Ana Roldão. Sevi-las nestes recipientes diferentes dá graça à festa. No Saara é possível comprar ainda pequenos pratinhos de plástico que imitam porcelana. Super baratos e o melhor: reaproveitáveis.


Sob o comando de uma paisagista especializada em arranjos orientais, as madrinhas participaram de uma oficina para a confecção dos arranjos que seriam usados em toda a decoração, na tarde que antecedeu a cerimônia. E durante a festa, uma pequena homenagem a elas, mulheres tão especiais.



Ao chegarem no casamento, os convidados foram recepcionados com os malas (terços) budistas e a sadhanas, pequenos livretos com a prática tibetana traduzida para o português.

Em vez de arroz puro e simples, dei um gás na "prosperidade" misturando flores de lavanda e colocamos em um coração de papel-cartão sobre cada poltrona de convidados.

E o meu vestido? Bom, sou suspeita, mas preciso dizer que minha mãe, minha irmã, a costureira Rose fizeram um vestido moderninho e romântico ao mesmo tempo e lindo, lindo, lindo ( E olha, elas gostaram da coisa e aceitam encomendas).

O toque final foram as flores de pano feitas à mão pela incrível estilista Gisele Barbosa. (modéstia à parte, ouvi muitos comentários de que o vestido ficou a minha cara. Eu também achei)

E por falar em flores, conseguir o bouquet sonhado foi uma das tarefas mais dificeis. Apaixonada por lavandas, eu queria meu bouquet com esta flor. Depois de ir até Itaipava visitar floriculturas e plantações, descobri que no Rio não existia nenhuma empresa que trabalhasse com lavandas frescas.
A saída foi encomendar o bouquet em São Paulo, com a Bothanica Paulista, www.bothanica.com.br, de Suzana Galvão.

E em vez da havaianas, as lembrancinhas foram mudas de amor perfeito com a frase "Cuide bem do seu amor", compradas no Cadeg.

Toda a parte de papelaria foi feita com papéis reciclados e os convites eram pipas de pano, tingidas em tons de terra e amarradas com sisal. A Morgana quem fez. Uma artista.

As roupas das daminhas seguiram o mesmo conceito do vestido, e Alzira e Morena fugiram dos tecidos sintéticos. "Queríamos todo o look o mais orgânico possível", conta Morena.


As lindas daminhas, em vestido de algodão e flores aplicadas por Gisele Barbosa



E esta sou eu, com o sorriso feliz de quem super aprovou o resultado =)

E se você busca inspirações para sua festa não precisa gastar horrores na banca de jornal. Os sites abaixo tem uma ampla seleção de fotos e dicas:

www.theknot.com
http://www.marthastewartweddings.com
oncewed.com
www.constancezahn.com

Ficha técnica:

  • Celebrante: monge Khenpo Khenrab, que atualmente mora no templo da KTC, em Vargem Grande.
  • Vestido de noiva: Alzira e Morena Andrade, com flores aplicadas pela estilista Gisele Barbosa
  • Alianças: Virgilio Bahde ( preciso dizer mais alguma coisa?!)
  • Grinalda: Gisele Barbosa ( Preciso falar mais desta linda estilista! Em um post só dela!!)
  • Pulseira: Emilia Rondini ( Esta designer de jóias eu tb preciso fazer um post só para falar das criações dela!)
  • Bouquet: Bothânica Paulista (Sim, meu bouquet veio de São Paulo e chegou lindo, lindo. Obrigada Suzana!)
  • Local: Casa da Dalila
  • Móveis: Mineirart
  • Buffet: Ana Roldão ( sem palavras, Ana)
  • O bolo: Casal Garcia Bolos ( São referência em Niterói).
  • Bonequinhos do bolo: Rita Camara ( Uma graça, nos fez em posições de Yoga);
  • Doces: Dona Graça ( Delicia, dica da amiga Renata Van Boekel)
  • Doces de compota: Valéria Bastos
  • Flores: (vou checar o nome dela, e já coloco aqui, ela foi e é sensacional!)
  • DJ: Cappelli e Guanabara ( A música estava excelente)
  • Música ao vivo da cerimônia: Paulo Alm (cítara indiana, um achado!)
  • Fotógrafos: Leonardo Rozário, Caíque Fellows e Marluce (lindos!);
  • Cinegrafista: Zaganá Produções (Do Gustavo Wanderley, o pai do Antonio!)
  • Música ao vivo: Banda Bondesom ( Todo mundo amou)
  • Tenda de bambu: idealizada pela arquiteta Virginia Palhano e executada pelo designer Fábio Costa

  • Cerimonialista: Patrícia Maldonado
Quem quiser qualquer contato acima, basta me pedir por email, terei prazer em passar adiante!

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Manu, o blog está uma graça. Parabéns! Beijos, Raquel

    ResponderExcluir
  3. Oi! Adorei a descricao do casamento!
    Vc frequenta algum templo budista? Onde?
    Luiza

    ResponderExcluir
  4. Sim, Luiza, frequento a KTC, em Vargem Grande, onde o lama Khenpo Khenrab reside. Lá é a sede oficial da escola Karma Kagyo na América do Sul. www.ktc.org.br

    Mais pertinho tem o Instituto Nyingma, que representa a escola Nyingma aqui no Brasil e fica ali na Fonte da Saudade.

    Os dois templos são mt bons!

    beijos,
    Manu

    ResponderExcluir