sábado, 2 de janeiro de 2010

Cakes a la Marie Antoinette

Ontem assisti pela segunda vez ao filme Marie Antoinette, da Sofia Copola. O longa é um deleite visual de cores e figurinos que a cada cena me davam mais inspirações para festas em casa. A paleta borbulha cores alegres declaradamente inspiradas nos tons dos macarons franceses, com seus rosas, amarelos e azuis. A fotografia ganha ainda umas pinceladas pink, por conta da leitura contemporânea que a diretora quis imprimir à história da Antoinette. 
 
E uma das coisas que o filme mostra é como a rainha gostava de receber seus amigos com muitos, muitos cakes, docinhos, bolos... Se isso de fato aconteceu ou não, não importa. O que vale é que o filme é uma excelente referência para quem quiser receber as amigas com este espírito, digamos, doce.
All Star e a rainha
Interessante reparar no tênis All Star que aparece jogado no chão, como uma brincadeira e referência ao ícone fashion que Marie Antoinette representou e representa ainda hoje.
 

Como ressalta a estilista Alzira Andrade, "o que Marie Antoinette pensava e usava na corte ditava moda em toda a França. Foi com ela que este conceito surgiu, o hábito de copiar a criação do outro. Antes da rainha, a roupa era simplesmente uma indumentária, que representava castas e a hierarquia. Com a Antoniette, passou a ser estilo. Por isso o All Star e a trilha sonora de rock contemporâneo no filme, ambos são, como a Rainha, símbolos deste comportamento", ressalta Alzira (my mom, fonte para assuntos fashions).
 

Neste trecho do filme, com a música I want candy, um resumo desta fase da vida da rainha, que tem um surto fashionista após ser humilhada na corte por não conseguir engravidar do marido, o rei Luis XVI. Enjoy!
Onde encontrar no Rio
Macarons e patisseries: Carla Daudt (21) 2431-0849
Cup Cakes: Cupbakers Pedro Machado 98560590 e Mariana Van Haute 81213227
Bolos e Cup cakes: Bia Nazar http://www.deliciasdabia.com.br/
Imagem: cenas do filme Marie Antoinette, de Sofia Copola

5 comentários:

  1. Morri de vontade de ver o filme novamente. O clima mulherzinha é simplesmente irresistível!

    ResponderExcluir
  2. Ahhh, vc solucionou todas as minhas pendências com este filme. Me faltava: Ver o All Star, e descobrir aonde encontrar cupcakes no Rio. Thanks! :-*

    Aline (laylou)

    ResponderExcluir
  3. Cara, quando comecei a ler este post, lembrei na hora da Aline! E veja como eu estava certa!
    Não vi o filme, mas já deu para perceber que é legal.
    Beijos!

    ResponderExcluir