terça-feira, 26 de janeiro de 2010

It´s all about home offices


Tudo muito bom, tudo muito bem, mas ColherdeChá também é trabalho, né! Pois então, uma vez, a amiga Malu, que sempre dá boas ideias de pautas para o blog, sugeriu que eu apurasse umas dicas para quem trabalha em casa. Como montar um home office aconchegante e funcional? E ainda, quando se trata de um casal, é preciso ter mais de um escritório em casa ou é perfeitamente possível dividir o mesmo escritório? Para descobrir, entrevistei duas fontes queridas, a designer de interiores Clauddia Motta e a arquiteta Márcia Bastos.


Para Márcia, quando um casal decide morar junto, é importante cada um ter seu espaço de trabalho/estudo independente. "Levando em conta a minha experiencia pessoal, acho que cada um, se possível, deva ter o seu cantinho, principalmente, quando compartilha a mesma profissão. Os pitacos são bem-vindos, mas não precisa um estar o tempo todo ciente de tudo no trabalho do outro", aconselha. Para seguir sua dica, uma boa proposta é o projeto abaixo, de Marvel Gulp, no qual um "pranchão" de 5 metros garante espaço suficiente para cada um.
Já Clauddia acredita ser possível compartilhar numa boa a mesma mesa e computador, em especial quando um dos dois trabalha fora e demanda menos tempo de uso em casa. Mas para isso é essencial o casal ser bastante organizado. É preciso que um respeite os papéis e anotações do outro, para que nada se perca.
Em muitos casos, juntar as escovas de dentes também pode significar juntar as bibliotecas. Quando isso acontece, é preciso dedicação e tempo para organizá-los. Se são muuuitos livros, uma estante inteira para eles pode ser a melhor opção. Na hora de comprar ou construir o móvel, a designer Clauddia lembra ser fundamental analisar os tamanhos dos livros. "É bacana organizar por nichos de assuntos, sempre atento a melhor forma de dispô-los", ensina.
Reparem que neste projeto acima há duas lixeirinhas. Isso porque uma delas é só para papéis limpos, daqueles que podem ser reaproveitados ou reciclados. Não é legal?
Além disso, é divertido dispor alguns objetos favoritos nas prateleiras do teu escritório. Assim, quando você estiver super cansada diante da tela do computador, uma olhadinha de relance para a bonequinha que você guarda desde a infância ou para uma antiga máquina que pertenceu ao teu avô pode trazer de volta o fôlego e a inspiração.

Ao trabalho!

Imagens: Desiretoinpire.net e BetterHomes&Gardens.com

4 comentários:

  1. Manu! Transmição de pensamento! Preciso pensar no meu mini escritório! Adorei as idéias!

    Bjux!

    ResponderExcluir
  2. Adorei, mas confesso que o pranchão é problema na certa. Digamos que "a tentação trabalha ao lado" rsrs Mas adorei os outros... e mal posso esperar pela chance de montar o meu. Por ora, vou arquitetando... Com este chá, não faltará inspiração.
    Bjs, malu

    ResponderExcluir
  3. Bom eu acabei aqui no seu blog através dessa gracinha que é a Leticia...sou da turma do scrap...mas estou encantada com seu blog.
    Tenho um buffet que acabei de inaugurar aqui em Rio Preto, sou apaixonada por cozinha mesmo!!!!e meto a mão na massa sim...

    Mas gostaria de fazer uns pratos diferentes, encontrar alguém bacana para assinar uns pratos simples mais sofisticados.Se puder me ajudar vou adorar.
    Beijos
    Cynthia
    cynthia.renaud@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. adorei sou fã e da turma do moleton com estilo rsrsr!!!
    bjs, mom

    ResponderExcluir