terça-feira, 17 de agosto de 2010

A incrível arte de lavar roupas

Na hora de lavar roupas, muitas dúvidas surgem: toalhas podem ser lavadas junto com os lençóis? E os tecidos delicados podem ser lavados na máquina com as roupas brancas? Enfim, só quando a gente está diante da máquina de lavar com uma enorme cesta de roupa suja para destrinchar é que a gente se lembra que um dia teria sido muito útil dar ouvidos às nossas mães e avós enquanto embolávamos tudo junto e misturado ao lado do tanque. Quando a gente se casa ou vai morar sozinho, percebe que muitas coisas mereciam ter tido nossa atenção antes. Mas como nunca é tarde e estamos aqui para aprender, busquei umas dicas ótimas da Sebastiana Quebra Galho para nos ajudar!  

ESTAMPADOS — Todos os tecidos estampados devem ser lavados separados dos tecidos pretos e brancos. E rapidamente, para que não manchem nem desbotem. Não podem ficar de molho, e muito menos expostos ao sol. E devem sermpre secar à sombra. Para os tecidos não soltarem cor e nem mancharem o coleguinha que foi lavado junto com ele, coloque sal e vinagre na água do último enxague.
 AZUL e VERMELHO — Ficam como novos se, após lavados, passarmos numa solução fraca de água com soda.
BORDADOS DE COR — Lavam-se à mão, com água e sabão branco, e, na última água, juntar um pouco de vinagre.
VERDE e VERMELHO — A chita ou o algodãozinho estampados nessas cores desbotam facilmente... coloque então na água um pouco de limão, vinagre ou ácido nítrico e lave-os separados! 
TECIDOS DELICADOS — Esses tecidos devem ser lavados numa mistura de 1 colher (sopa) de essência de terebintina para 10 litros de água. Depois, enxaguar em água fria e bem salgada.
TECIDOS PRETOS — Os tecidos pretos não perdem a cor nem encolhem, se após a lavagem ficarem de molho por alguns minutos numa água com sal. Para que a roupa preta que foi lavada não fique sem vida nem perca o tom, basta misturar à última água chá forte de folha de figo ou uma água de anil bem forte; deixe a roupa repousar nessas águas por alguns segundos e depois estenda à sombra. (Fazer de preferência à noite.) As peças de lã preta também conservarão bem a sua cor se forem lavadas ou enxaguadas na água onde se cozinhou espinafre.
FLANELAS — Lavam -se em água morna, juntando-se à última água uma colher de glicerina ou amoníaco, para permanecerem macias. Não torcer e deixar secar à sombra.
LÃS — Os tecidos de lã de cores delicadas lavam-se facilmente, mergulhando-os numa água onde tenha sido fervida uma colher de farinha de trigo, deixando nela repousar até que a solução esfrie. Depois, enxaguar em água pura. Ao lavar os tecidos e roupas de lã, não se deve torcer, apenas espremer. Se for de cor, ponha um pouquinho de vinagre na última água; se for branca, um pouco de água oxigenada. Para limpar, use apenas uma escova umedecida em álcool. Para que os tecidos de lã de cor não desbotem, devem ser lavados na água onde se cozinhou batatas descascadas e sem sal. Evite que sua roupa de lã encolha ao ser lavada, colocando umas gotas de amoníaco na água da lavagem. Cobertores e edredons não se lavam na máquina e sim no tanque, usando apenas água morna, sabão de coco ou sabonete. Deixe que eles fiquem macios depois de secos juntando 1 colher (sobremesa) de amoníaco na última água da lavagem.
MANCHAS EM LÃS GORDURA — Essas manchas nos tecidos de lã saem facilmente com uma solução de água bem salgada e amoníaco. Pode- se também esfregar sobre elas a metade ou uma batata inteira cozida

Fonte:
Livro Sebastiana Quebra Galho, de Nenzinha Machado Salles.
Editora Record.
.

2 comentários:

  1. Sebastiana salvou minha vida MUITAS vezes! O meu exemplar era da minha mãe, que ganhou em 74 quando casou com meu pai! rsrsrs Imagino que as edições novas devem estar modernizadas, mas nada como a sabedoria "ancestral" :)

    ResponderExcluir