quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Mimos: A vida é bela

Hoje reli o livro "A vida é bela com nossos filhos", presente que recebi da querida amiga Raquel Medeiros. Em 96 páginas, o autor Dominique Glocheux passa adiante um pouco do que aprendeu quando sofreu um acidente que mudou a sua vida.

Ele era um jovem executivo bem-sucedido quando foi atropelado por um táxi, em 1987, ao andar pela Champs-Elysees. Depois de ficar quatro meses em coma e receber o diagnóstico de que ficaria eternamente preso à cama e incapaz de fazer qualquer movimento, Glocheux passou a ver o mundo sob uma nova ótica e escreveu "A Vida é Bela", recheado de mensagens inspiradoras e otimistas. 

Antes disso acontecer, sua vida era ótima. Tinha construído uma carreira de sucesso, abriu sua própria empresa de consultoria em publicidade e marketing. Aos 28 anos, tinha uma vida financeira maravilhosa e um belo apartamento próprio. Após o acidente, o autor passou 19 meses hospitalizado e levou cinco anos para reeducar seu corpo e recuperar alguns movimentos. 

Mesmo só conseguindo usar o indicador esquerdo, ele começou a escrever num computador dado pelos pais. Palavra após palavra, Dominique foi reencontrando a alegria de viver. Foi assim que nasceu A Vida é Bela, um sucesso estrondoso, que logo vendeu mais de 350.000 exemplares. Com o tempo, ele voltou a escrever com as duas mãos. Sua mais bela revanche se chama Victoire, sua filha, a quem dedica todos os seus livros, como  o lindíssimo e inspirador "A vida é bela com nossos filhos". Conhecido internacionalmente como Mr. Happiness, ele mora em Paris com a família.

"Toda criança é uma promessa de felicidade e amor. Tenham nascido aqui ou do outro lado do planeta, todas as crianças são um pouco nossas. Temos responsabilidade sobre elas porque são parte do mundo, parte de nós mesmos, são o fruto de nossa História e de nossas esperanças. E são grandes as esperanças que nutrimos em relação às nossas crianças. Imensas esperanças sobre ombros aparentemente tão frágeis... (...)
Vamos descobrir nossa sabedoria profunda, a sabedoria da infância. Para nós. Para nossos
filhos. Para evitar o caos, amenizar as feridas do mundo, reinventar um amanhã mais belo. Depois podemos voltar a fechar rapidamente, trancando à chave, a caixa de Pandora.

1 - Sempre cumpra suas promessas.
2. Exponha os melhores desenhos de seu filho na porta da geladeira.
3. Seja um modelo, não um molde.
4. Esforce-se 24 horas por dia para não criticar nada nem ninguém.
5. Vá com seu filho a uma pequena ilha.
6. Conte a ele três histórias sobre seus
ancestrais.
7. Dê o exemplo: goste de você
mesmo.
8. Prepare duas sobremesas caseiras para seu filho.
9. Ensine as crianças a emprestar e encoraje-as a partilhar.
10. Durmam juntos sob as estrelas."

Onde encontrar:
O livro é da editora Sextante e está à venda no Submarino por R$ 9,90.

Nenhum comentário:

Postar um comentário