domingo, 27 de dezembro de 2009

le parfum de ma maison

Sempre que vem chegando o Ano Novo, sinto um comichão para limpar e arrumar a casa, e deixar ela prontinha para a virada. E uma boa forma de representar esta purificação é - depois de faxinar e doar aquilo que não uso mais - deixar tudo perfumado, com cheirinho de novo, de ano novo. Por isso, dei uma pesquisada e divido aqui com vocês algumas dicas para quem quiser deixar a casa com aroma de boas vindas para 2010!

Para perfumar o armário podemos dispor de sabonetinhos espalhados entre as roupas. Mas uma solução ainda mais charmosa pode ser fazer pequenos travesseirinhos de pano recheadas com flores de lavanda, colocar uma fitinha para pendurá-los entre os cabides, e borrifar semanalmente essências, como a de lavanda.
Se você  fuma ou mora com algum fumante, ferva pedaços de casca de laranja ou de limão e passeie com a panela ainda fumegando pelos ambientes;

Para a casa, uma mistura de cascas de laranja, limão ou lima picadas com um pouco de cravo-da-índia pode ser espalhada pelos cantinhos, principalmente em dias de festas ou ocasiões especiais.
E uma ainda mais fácil. Vasos com lavanda, mangericão, erva-doce, alecrim ou hortelã, colocados na cozinha ou mesmo na sala perfumam o ambiente sem grandes esforços. E mais: hortelã ou lavanda colocados na janela ajudam a espantar os insetos.

Outra idéia bacana para fazer com laranja e limão é aproveitar suas cascas e enchê-las com parafina e óleo essencial. A vela aromática artesanal vai ter este charme extra de ser queimada dentro da fruta.

Relendo o livro da Letícia Ferreira Braga, aprendi que os melhores incensos são os japoneses, com aroma sutil e sem vareta de bambu - cuja combustão gera uma fumaça não muito saudável. O jeito mais antigo é queimar a erva solta sobre o carvão em brasa, daquele jeito que os padres fazem nas missas, só que com a erva ou mistura delas que você escolher.Mas nem sempre o aroma da fumaça corresponde ao cheiro da erva apagada, então, só testando para saber se realmente gostamos daquele cheiro em nossa casa.

Óleos essenciais
Os perfumes dos óleos essenciais são como notas musicais. Para compor uma melodia harmoniosa é preciso conhecer os cheiros de cada uma e saber uni-las. Além disso, cada perfume tem uma propriedade especial, que podemos lançar mão para intensificar a região do cérebro que mais precisamos estimular com os cheiros.
  • Ansiedade: lavanda, cedro, bergamota
  • Apatia: manjerucão, grape fruit, menta
  • Depressão: Jasmim, lavanda, néroli
  • Luto: olíbano, rosa
  • Insegurança: olíbano, sândalo
  • Irritabilidade: camomila, lavanda, sãndalo
  • Estresse: camomila, lavanda, sandalo
  • Fadiga mental: lavanda, menta, alecrim
Fonte: O prazer de ficar em casa, de Letícia Ferreira Braga; Dicas da Neusa; Imagens: GettyImages.com

2 comentários:

  1. Adorei as dicas!! Sou neurótico por cheirinho bom em casa, meu namorido fica doido de tanto que borrifo a casa!rsrsr!! Achei linda a idéia da velinha na casca da laranja!!

    Bjux!

    ResponderExcluir
  2. Obaaa Manu! Nem preciso dizer que AMEI o post. Vou experimentar o lance da casca de laranja fervida e te conto.
    Brigada!!!!
    Mtos bjos,
    Luli.

    ResponderExcluir