Nos idos da década de 70, Renato Martins trabalhava com mecânica de aviões super sônicos. Era responsável pela manutenção do avião presidencial (esse que o Lula aposentou recentemente...) e por caças da força aérea. Na mesma década, o Brasil resolveu comprar caças franceses. A maior compra que o Brasil já fez. Foi feito então um concurso interno para selecionar a elite técnica que realizaria a compra e o treinamento para a vinda das aeronaves. Renato passou em 1º lugar e foi para a França. Morou lá durante quatro anos. Da mecânica, passou a estudar também o design.
- Ficava encantado com a arquitetura, a gastronomia e a fotografia - conta ele, que fotografava tudo. De lá, trouxe muita gravura, quadros e muitas, muuuuitas revistas de design e arquitetura. O encanto com as novas descobertas fez com que ele abandonasse totalmente o bom salário que os aviões lhe rendiam e mergulhasse de cabeça nas criações em metal. Virou sócio do sogro em uma empresa metalúrgica.
- Passei a me especializar em banhos (cromo, níquel, ouro, prata, etc) e em restaurações de toda espécie de metais. Das restaurações passei a criar peças, deste guarda-corpos, corrimão, peseiras, lustres, abajures, luminárias diversas, etc. Depois a iluminação passou a ser o foco.
Hoje, Renato mantém o seu atelier em Itaipava, onde cria peças originais para interiores. Na trajetória, já trabalhou com Chicô Gouvea na Casa Cor 2008 com Chicô Gouvêa, com Paola Ribeiro na Casa Cor 2009, fez a Mostra Artefacto Beach & Country com Clara Madalon, realizou trabalhos com Caco Borges, com Maneco Quinderé, Jorge Delmas, entre diversos outros. E está confirmadíssimo na mostra Casa Cor 2010. Mas ele não faz só projetos grandes não. Se você bater na porta do seu atelier e contar o que precisa para sua casa, ele terá enorme prazer em criar peças exclusivas para você.
Onde encontrar:
Renato Martins Metais
www.omelhoremmetais.blogspot.com
(24) 9995.7203
Nenhum comentário:
Postar um comentário